ADECIN - Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Cidade Nova

Culto online

PALAVRAS QUE EDIFICAM

Romanos 12.9
Pr. Manoel A. Ribeiro - Aborrecei o Mal.

ABORRECEI O MAL

Romanos 12:9

“O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.”

 

Mal é a verdadeira ausência de amor, fidelidade, justiça, humildade e muitas outras qualidades Divinas. A bíblia ordena que o mal deve ser rejeitado.

 

I – ABORRECER O MAL NÃO É ALGO MUITO FACIL.

Sabemos o quanto satanás nos persegue para não sermos fiéis ao Senhor Jesus. O diabo sabe que ser cristão é amar de verdade, é ser fiel de verdade, é andar na justiça de verdade, e ele se opõe a tudo isto.

É uma guerra que travamos, quando queremos aborrecer o mal.

Jesus ensinou que devemos orar para aborrecer o mal. Mateus 6:13 “E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.”

O livro de Deus informa que o mal tem muita facilidade em conquistar corações. João 3:19 “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.”

E Paulo escrevendo nos recomenda I Tessalonisenses 5:22 “Abstende-vos de toda a aparência do mal.”

 

II – VAMOS CONHECER ALGUNS ELEMENTOS DO MAL.

Marcos 7:21-23

21 - Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações (satisfazer os desejos da carne), os homicídios,

22 - Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução (divisão, contenda, confusão), a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

23 - Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.

 

Gálatas 5:19

19 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,

20 - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias!(teimosia, competição), emulações (disputar, querer se igual ou maior), iras, pelejas, dissensões, heresias,

21 - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

 

III – QUANDO ABORREÇO O MAL?

1. Quando sou fiel ao Senhor Jesus. Mateus 5:11 – “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.”

2. Quando luto para ser sincero – Mateus 5:37 “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.”

3. Quando eu amo uma pessoa ingrata. Lucas 6:35 – “Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.”

4. Quando uso os meus lábios para promoverem a paz. Lucas 6:45. “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.”

 

IV – DEVEMOS BUSCAR EM DEUS PROTEÇÃO PARA RESISTIRMOS O MAL.

É um perigo pensar que vamos vencer o mal com armas carnais. A nossa carne é inclinada para o mal. Para vencer este poderoso inimigo, precisamos de arma espiritual. Encontrei na Bíblia a arma que todos devemos possuir para sermos mais que vencedores: FÉ.

 

Em Efésios 6:16 “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno (mal)."

 

Se alimentarmos uma fé convicta teremos proteção.– II Tessaloninces 3:3 “Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno (mal)."

 

Quando Deus promete, ele cumpre. II Timóteo 4:18 “E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.”

Quanto mais próximo de Deus, maior será a sua vitória.

Vá em frente, não desista de orar, jejuar, amar, em ser fiel.

 

1 João 5:4 "porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé."

 

Aguardo você no próximo culto de doutrina, todas as terças feiras às 19h.

 

Pr Manoel Ribeiro

Servo do Senhor Jesus

 
 
 
 

Versículo do dia

"Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;"

Efésios 1:12