ADECIN - Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Cidade Nova

Culto online

PALAVRAS QUE EDIFICAM

Provérbios 22.18
Pb. Edivan Costa - Avançar com prudência.

Tenho observado a maneira como tudo está mudando rapidamente , o conceito de “ modernizar ” tem causado aos seres humanos uma desenfreada busca pela inclusão em qualquer ambiente material ou intelectual , que permita ao indivíduo estar sentado em uma cadeira de destaque no mundo dos mais espertos . Desde já esclareço que não penso que devamos permanecer inertes no passado , sem tirar proveito das inovações , que com toda certeza foram permitidas pelo mesmo Deus que arquitetou a engenhosidade do cérebro humano , e o capacitou para que progrida com o tempo , e usufrua do meio ambiente com inteligência e responsabilidade , assim como projete suas ideias e experiências de forma que as mesmas sejam de utilidade para si e para outros seres . 
Porém , o meu alerta a ser discorrido , é a facilidade que tem a modernização de trazer prejuízos a toda organização social dos seres humanos , quando não é moderada e distribuída aos seres de acordo com suas competências e responsabilidades para administrá-las .

 

Abordaremos melhor este assunto a partir de alguns trechos bíblicos :

Não removas os limites antigos que teus pais fixaram. (Provérbios 22:28 1ARIB )

Muito embora este verso esteja se referindo a um levantamento topográfico com a finalidade de evitar o roubo de terras , reafirmado em Provérbios 23:10 , podemos fazer um parâmetro entre aqueles que já viveram e experimentaram suas gerações e deixaram legados instrutivos para as novas gerações que se estabelecem normalmente no ciclo da vida , e tentam respirar em meio ao acesso incalculável de informações .

 

Basta somente observarmos , dentro de nossas próprias casas que já não se torna difícil perceber a falta de diálogo entre os integrantes da família , quando a conectividade as redes sociais está sendo priorizada . Responder a uma conversa virtual , tornou-se mais importante do que perceber a presença de um companheiro , filho , parente ou amigo . Participar de um grupo da “ rede “ tornaram a velha caminhada de sexta a noite entre amigos ultrapassada , a ligação quase que rotineira a um ente querido , um ato obsoleto. 
Quando não impomos limites a modernidade , a mesma impede que o indivíduo experimente a vida de maneira natural , tenha a sensibilidade de tocar nas coisas ou em pessoas , ouvir o canto de alegria das pessoas e cantar também para elas no mesmo ambiente , ouvir o desabafo de um amigo e também desabafar cara a cara . Somos tentados pela ilusão da praticidade de um equipamento que simula sons , efeitos em 3D , com a falsa retórica de que o MUNDO INTEIRO está acessível em um único toque.
Volto a repetir , a modernidade nos oferece muitos benefícios , encurtam distâncias , promovem a comunicação , mas de maneira alguma ela conseguirá lhe entregar as sensações de um abraço , um aperto de mão , a compensação de horas viajadas para que no final dela a alegria de um reencontro ou a dor de uma perda completem o sentimento de missão cumprida.

 

Aceitamos modernizar , porém precisamos rever os nossos conceitos em relação a dar o controle das nossas vidas a modernização . Existem pessoas que sentem-se bem fazendo um pouco do que se fazia no passado e aprendendo a fazer um pouco do que se faz agora , e desta forma ninguém tem por direito algum diminuir um sentimento tão original que as pessoas “ nem tão descoladas “ tem , por não sentirem necessidade alguma de sentar nas primeiras fileiras dos avanços tecnológicos . Precisamos aprender a conviver com todos , sem que a expertise avançada de alguns dilacere os limites dos outros . O Mestre Jesus nos ensinou no evangelho de Mateus 22:37-39 , que os mandamentos que fundamentam toda a Lei e Profetas , é o Amor a Deus e ao Próximo como amamos a nós mesmos .
Ressalto que chegamos a Deus por meio da oração e análise das suas palavras , sem o auxílio obrigatório de qualquer instrumento Digital , pois Deus vê e ouve o homem com os mesmos olhos e ouvidos desde a época patriarcal quando o altar era a rústica natureza , até a presente data , a qual dispomos de confortáveis templos , do silêncio dos nossos quartos , do tinir das nossas mentes ou até mesmo o gemer de nossas almas . A tecnologia nunca teve o poder de aproximar o homem a Deus , pois o único que é capaz de fazer isso é Jesus através da sua Graça nos comissionando a entregar com amor ao próximo tudo o que recebemos dele .

 

Os olhos do Senhor estão em todo lugar, vigiando os maus e os bons. Provérbios 15:3 
O Senhor olha lá do céu; vê todos os filhos dos homens; Salmos 33:13 
Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. Salmos 34:15 
Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10:8 
Servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4:10

A modernização precisa ser desconstruída como um piloto controlador e sim reconstruída como uma ferramenta de auxílio para a manutenção da vida .

 

Concluo este comentário , reforçando de forma dobrada a nossa atenção , a rever todos os conceitos em relação a utilização das ferramentas Tecnológicas , verificar se estamos as dominando ou sendo dominados por elas , se deixamos momentos de orações maravilhosas que até "calejavam" os nossos joelhos , por horas e mais horas tentando focalizar um assunto qualquer , por que fomos enganados pela facilidade de acessar ao mesmo tempo toneladas de informações, perdendo o FOCO inicial da primeira busca . Lembre-se você tem o controle, e também pode controlar aqueles que estão sob a sua tutela, use um sistema de busca, mas também leia um livro, pois a leitura também é importante , faça uma compra on-line , mas não se esqueça que uma caminhada de 15 minutos até a loja lhe ajudará a manter a saúde , viaje por um tempo , almoce fora, a vida foi feita para ser vivida conforme os seus limites e com responsabilidade , nada que nos prometa tudo em tão pouco tempo , poderá nos tornar tão saudáveis quanto aqueles que viveram um minuto de cada vez .

Mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; 1 Tessalonicenses 5:21

O que é direito escolhamos para nós; e conheçamos entre nós o que é bom. Jó 34:4

Abraços 
Edivan Costa

 

 
 
 

Versículo do dia

"E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda."

1 João 2:28