ADECIN - Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Cidade Nova

Culto online

PALAVRAS QUE EDIFICAM

Provérbios 23.2
Pr. Manoel A. Ribeiro - Controlando os prazeres da vida.

Provérbios 23:2 “E põe uma faca à tua garganta, se és homem glutão.”


O corpo humano é dotado de cinco sentidos: audição, olfato, tato, visão e paladar.
Olhando com muito carinho o tema desta mensagem, vamos observar que não é muito fácil controlar os prazeres da vida. Até porque existem prazeres que são altamente cobiçados.
O texto fala do homem glutão aquele que come muito, fora do controle. 
Temos que ter o controle do excesso. 
Comer demais não é bom, precisamos controlar o nosso hábito alimentar. 
Cuidado com os desejos?......


I -SEGUNDO A BÍBLIA SAGRADA, EXISTEM PRAZERES QUE DEVEMOS EVITAR.
Entre muitos prazeres quero destacar um: Prazer mundano. Vamos ler 1 João 2:15. "Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele."
“Não ameis o mundo”...


O primeiro e grande mandamento é amar a Deus Mateus 22:37-38. "37.Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38. Este é o primeiro e grande mandamento."
Amar ao mundo incapacita o indivíduo de amar a Deus. 
A palavra amor, significa entrega de algo muito valioso para a pessoa amada. Neste caso é a entrega do coração.
Se alguém ama o mundo o seu coração está entregue a quem? Aos prazeres, vícios, vaidade, orgulho, avareza.....
Se você ama a Deus, a quem você entregou o seu coração?
Ao amor, perdão, misericórdia, temperança, mansidão, fé, Espírito Santo, glorificação, adoração.....

 


II – QUEM AMA O MUNDO ESTÁ NUMA CONDIÇÃO MUITO CRÍTICA.
Vou apresentar cinco resultados da busca do prazer mundano.
1º Quem ama o mundo viverá em pobreza. Passará necessidade – Provérbios 21:17. "Quem ama os prazeres empobrecerá; quem ama o vinho e o azeite nunca enriquecera."
2º Quem ama o mundo não terá segurança. Isaías 47:8-9 "8. Agora pois ouve isto, tu que és dada a prazeres, que habitas descuidada, que dizes no teu coração: Eu sou, e fora de mim não há outra; não ficarei viúva, nem conhecerei a perda de filhos. 9. Mas ambas estas coisas virão sobre ti num momento, no mesmo dia, perda de filhos e viuvez; em toda a sua plenitude virão sobre ti, apesar da multidão das tuas feitiçarias, e da grande abundância dos teus encantamentos."
3º Quem ama o mundo terá esterilidade espiritual. Lucas 8:14 "A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo adiante, são sufocados pelos cuidados, riquezas, e deleites desta vida, e não trazem fruto à perfeição."


4º Quem ama o mundo é considerado presunçoso. Auto confiança nas coisas materiais Lucas 12:19-20 "19. e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. 20. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?"
5º Quem ama o mundo provará morte espiritual.1 Timóteo 5:6. "mas a que vive em prazeres, embora viva, está morta."
6º Este é o pior de todos. Não tem o prazer de ser amado por Deus. 1 João 2 :15. "Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele."

 


III – COMO DEVEMOS CONTROLAR OS PRAZERES?
1° Revestindo-se de Cristo. Revestir é tornar a vestir. Romanos 13:14. "Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências."
Andando no Espírito. Tendo vigilância e capacidade de discernimento. Manter a palavra em primeiro lugar no coração. Gálatas 5:16. "Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne."


2° Matando a natureza terrena. Colossenses 3:5. "Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;"


3° Devemos viver segundo a vontade de Deus. 1 Pedro 4:2 "para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as paixões dos homens, mas para a vontade de Deus."

 


VI – RECOMPENSA PARA QUEM CONTROLAR OS PRAZERES.
1° Bênçãos prometidas no Velho Testamento - Êxodo 19:5. "Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra;" Deuteronômio 5:29. "Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles, e a seus filhos para sempre!"


2° Bênçãos prometidas no Novo Testamento- Tiago 1:25. "Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. Apocalipse 22 :14. "Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas."

 

Conclusão: Cuidado com os prazeres. Controle as suas vontades, e tenha o privilégio de ser amado por Deus. Salmos 18:19. "Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim."

 

 


Pr. Manoel A Ribeiro
Servo do Senhor Jesus

 
 
 

Versículo do dia

"Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;Pois já os meus olhos viram a tua salvação,"

Lucas 2:29,30