ADECIN - Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Cidade Nova

Culto online

PALAVRAS QUE EDIFICAM

Romanos 14.2,3
Pr. Manoel A. Ribeiro - Imaturidade Espiritual.

Tema : IMATURIDADE ESPIRITUAL
Romanos 14:2-3


2. Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
3. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.


Imaturidade significa a falta de força de vontade, em crescer em suas atividades emocionais, serviçais e intelectuais. Isto faz com que a pessoa não adquira maturidade, resistência, estabilidade, perseverança. O imaturo, a Bíblia chama de menino, é pirracento, toma atitudes precipitadas, fala sem pensar, e só vive enrolado.

 


Veja que no texto oficial encontramos exatamente este exemplo.
Um crê que tudo pode comer, e outro que crê que tudo não pode comer.
Isto é um exemplo clássico de imaturidade, pois as divergências apresentadas no texto, mostram uma igreja dividida.


I – REFERÊNCIAS BÍBLICAS DE IMATURIDADE.
1.O imaturo tem incapacidade de entender doutrinas - I Cor. 3:1-2 “ 1.E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
2.Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,
2. Necessidade de tutela, curador - Gal. 4:1-4 “1. Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo; 2. Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai. 3.Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo. 4Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,”
3.Instabilidade na Fé - Ef. 4:14 “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.”
4. Tem dificuldade de ser aprovado e permanece na classe dos primários – Heb 5:12 “Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.” 

 


II – PRECISAMOS DE MATURIDADE ESPIRITUAL.
O crente maduro tem características fortes, não se entrega por qualquer motivo, não deixa se levar, tem estabilidade, perseverança.
Algumas qualidades do crente com maturidade espiritual;
1.Tem desejo por alimento sólido.
É um amante da Bíblia Sagrada, deseja EBD, culto de doutrina, e quanto mais aperta a palavra, mais ele fica firme na graça.
Heb, 5:14 “Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.”
2. Possui resistência a ofensas pessoais.
É raro um crente maduro abandonar suas atividades na obra, porque alguém criticou, alguém que deveria ajudar não foi, alguém que tinha o dever em participar faltou.
Fil. 1:15-18.
15.Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;
16.Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.
17.Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.
18.Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.
3.Desenvolve sua função ministerial com humildade.
Deus nos escolheu para fazer a sua belíssima obra. Na verdade não merecíamos, foi tudo pela graça. Alguns não entendem, e quando percebem que houve por parte do povo satisfação pelo falar, cantar, pregar, tocar. Et… fica soberbo, altivo, orgulhoso, metido.
Mas o crente maduro é diferente. 
I Tm 3:6 “Não neófito (, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.”
4 – O crente maduro glorifica a Deus pelo crescimento espiritual.
Nosso mundo é uma arena de idolatria.
Meu pastorzinho preferido, meu cantorzinho preferido, meu professor de EBD preferido, meu coordenador preferido. O nosso preferido é o Senhor.
Todo crédito deve ser dado a Deus, foi ele que nos amou e enviou o seu filho amado para nos salvar. 
I Cor 3:4-7
4.Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
5.Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
6.Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
7.Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
8.Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.

Pr. Manoel Ribeiro 
Servo do Senhor Jesus.

 
 
 

Versículo do dia

"Folgo com a tua palavra, como aquele que acha um grande despojo."

Salmos 119:162