ADECIN - Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Cidade Nova

Culto online

PALAVRAS QUE EDIFICAM

Gênesis 1.27,28
Pr. Manoel A. Ribeiro - A Família no Altar do Senhor

 A FAMÍLIA NO ALTAR DO SENHOR

 

Gênesis 1:27,28: “27.Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.28. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.”

 

A família foi à primeira instituição divina da face da terra.
A família está sujeita as ordenanças divinas, e para uma melhor harmonia familiar, Deus estabeleceu a monogamia. Isto é, o homem ter apenas uma mulher. Isto vem deste o jardim do Éden.

 

Mc. 10:6-9. “6. Mas desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. 7. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, [e unir-se-á à sua mulher, 8. e serão os dois uma só carne; assim já não são mais dois, mas uma só carne. 9. Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.”

 

I – PORQUE DEUS CRIOU A FAMÍLIA?

1.   Deus criou a família para a felicidade do homem. Gênesis 2:18 - Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.

2.   Deus criou a família, e desejava uma descendência Santa para louvá-lo. Malaquias 2:15. “E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.”

3.   Deus criou a família para impedir a fornicação, a prostituição e o adultério. 1 Coríntios 7:2. “mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido.”

4.   Deus criou a família, para estarem sempre juntos. Mateus 19:6. “Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.”

 

 

 

II – OS GRANDES INIMIGOS DA FAMÍLIA.

1.   Infidelidade. Ex 20:14 “Não adulterará”

2.   Mentiras. I Jo. 2:21 “...nenhuma mentira vem da verdade.”

3.   Ciúmes. I Co 13:4 “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece.” 
O ciúme gera falta de confiança e a suspeita de infidelidade pelo outro.

4.   Perca do espírito romântico. Pr 5:18-19 . “18. Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade. 19. Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente.”

5.   Hábito de discutir. 2 Tm. 2:24. “e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente;”

6.   Má administração financeira: Pr. 11:24-25. “24 Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece. 25. A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado.

7.   Falta de diálogo. Pr. 12:25 “O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo!”........Pr. 15:23. “O homem alegra-se em dar uma resposta adequada; e a palavra a seu tempo quão boa é!”.

 

 

III – O GRANDE AMIGO DA FAMÍLIA.

Pela sabedoria divina, Deus executou um plano, que já estava preparado antes da fundação do mundo. A edificação da sua igreja, formada por famílias redimidas, santificadas, justificadas, e nós fazemos parte desta elite, que faz a diferença no mundo.

 

Jesus é o grande amigo da família.
Quando Jesus faz parte da sua família, pode ter certeza que nada vai abalar você seus filhos, seus netos, e a igreja.
A bíblia destaca alguns homens que tiveram suas famílias abençoadas, por escolherem Deus.

 

Josué foi um grande exemplo. Js. 24:15;Jó santificava os seus filhos. Jó 1:5; O ex endemoniado gadareno voltou para sua casa levando consigo o testemunho de Jesus. Lc. 8:39; Cornélio salvou toda a sua família. At. 10:24, 33, 44.

 

Conclusão: A Palavra de Deus é correta quando ensina que sem Cristo nada podemos fazer Jo. 15:15.

 

Excluir o Senhor Jesus da sua família, é ficar indefeso, permitindo a entrada dos inimigos da família. Ter Jesus na família é ser mais do que vencedor.

 

Ministro a Palavra de Deus todas as terças feiras e, após, oro com imposição de mãos e unção para te abençoar.

 

Pr. Manoel Antônio Ribeiro

Servo do Senhor Jesus

 

ASSEMBLEIA DE DEUS CIDADE NOVA

TRAVESSA PASTR DANIEL RIBEIRO, 13, ESTÁCIO – RIO DE JANEIRO/RJ

 

 
 
 

Versículo do dia

"Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;"

Efésios 1:11,12