ADECIN - Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Cidade Nova

Culto online

PALAVRAS QUE EDIFICAM

Romanos 9.2,3
Pr. MANOEL RIBEIRO - AMOR PELAS ALMAS.

AMOR PELAS ALMAS
Rm 9:2-3 “2-Tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração. 3-Porque eu mesmo desejaria se anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas segundo a carne...”

 


Estamos diante de um lamento dramático do Apóstolo Paulo, declarando um profundo amor pelas almas dos seus irmãos judeus.
Paulo faz um paralelo da súplica de Moisés, depois do pecado do bezerro de ouro. Êx 32:32-33 "Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou se não, risca-me do teu livro, que tens escrito. 33 Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que tiver pecado contra mim, a este riscarei do meu livro."

 


Paulo busca exemplo em Jesus Cristo que se fez (anátema) maldito por nós, e na cruz o Senhor Jesus se vê separado do pai. Mc 15:34 "E, à hora nona, bradou Jesus em alta voz: Eloí, Eloí, lamá, sabactani? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"
Devemos amar o pecador com sacrifício. 

 


I – A GRANDE FINALIDADE DE CRISTO FOI RESGATAR O HOMEM DO PECADO.
Paulo sabia, ele pregava o evangelho de Cristo com prazer.
- A Paixão que dominava a vida de Cristo na terra, era salvar vidas.
Luc 19:10 “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”
Temos a responsabilidade de anunciar a palavra da salvação a todos os homens. I Tm 2:4 "o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade."
- Deus nos deu a salvação pela graça, e vai requerer de nós se não anunciarmos o plano de salvação aos homens. 
*É o que ensina a palavra - Ez 33:8 “Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para desviar o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na usa iniquidade, mas o seu sangue eu demandarei da tua mão.”
E Deus disse: Mc 16:15-16 "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."

 


II – PORQUE DEVEMOS PREGAR O EVANGELHO DE CRISTO?
1° Para impedir o homem de ser lançado no inferno. Jd V. 21-23 21-conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. 22 E apiedai-vos de alguns que estão na dúvida, 23 e salvai-os, arrebatando-os do fogo; 
2° Para o homem ser abençoado enquanto viver. Ef 1:3 "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo;"
3° Quem aceita Jesus recebe poder contra os demônios. Lc 10:19 "Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum."
4° Para amar, mesmo não sendo amado. Rom 5:5 "e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."
5° Para estar com Cristo eternamente. Jo 3:15 "para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna."
Conclusão: Amados, devemos amar como Cristo amou. Temos a responsabilidade de pregar a palavra de Deus com as nossas vidas, e salvar muitos que estão condenados à morte eterna.

 


Pr. Manoel Ribeiro
Servo do Senhor Jesus

 
 
 

Versículo do dia

"Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo,"

Lucas 1:68