ADECIN - Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Cidade Nova

Culto online

PALAVRAS QUE EDIFICAM

Romanos 3.1-8
Pr. MANOEL RIBEIRO - REALIDADES DIVINAS REVELADAS

REALIDADES DIVINAS REVELADAS

Rm 3.1-8

 

1 QUAL é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?

2 Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas,

3 Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?

4 De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.

5 E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem),

6 De maneira nenhuma; doutro modo, como julgará Deus o mundo?

7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, porque sou eu ainda julgado também como pecador?

8 E porque não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens?

 

A condenação desses é justa.

Paulo começa esse capítulo mostrando a superioridade e a vantagem dos Judeus.

 

Na verdade, os judeus possuíam a palavra de Deus. O texto diz no V. 2 “ ...as palavras de Deus lhe foram confiadas.”

 

A palavra de Deus é o maior valor que foi revelada ao homem. Ela ensina, orienta, aconselha, revela as vantagens, as bençãos e as maldições, ninguém estará diante de Deus como inocente, Ele se revelou pela Palavra. Você tem liberdade em estudar e conhecer a revelação divina pela Palavra de Deus, se fizer isto saberá conduzir a sua adolescência a sua juventude, o sua vida vida, o seu casamento, a sua família ao caminho da paz, da vitória, porém se não tiver interesse pela palavra, vai errar o caminho da paz, da felicidade, o seu corpo pecaminoso vai te dominar.

 

Já tenho visto alguns comportamentos em redes sociais, e tais pessoas se julgam certas, nos profetas de Deus, que estamos exagerando.... mas o fim será de maldição eterno...,

 

Assim como o mundo todo está muito interessado nos noticiários, querendo saber sobre a vacina coronovac, ter conhecimento das reações da COVID 19, se o governo vai decretar o nosso isolamento em casa ou não, assim é a Bíblia sagrada, tudo está escrito aqui. O que acontece quando pecamos, o que acontece quando somos obedientes..., como será o futuro desse mundo etc.,.

 

As realidade divinas estão reveladas aqui.

 

Observando o texto que lemos, vou apresentar duas realidades divinas que os judeus conheceram e quero compartilhar com você, e nos conhecemos também.

 

I – A FIDELIDADE DE DEUS.

Abra a sua Bíblia no texto oficial. Rom 3:3 “A sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?”

A bíblia revela que Deus é fiel.

 

·   Deus é fiel em misericórdia - Deut.7.9 “Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos;”

·   Deus é fiel e te dá repouso – I Rs 8.56 “Bendito seja o SENHOR, que deu repouso ao seu povo de Israel, segundo tudo o que disse; nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, seu servo.”

·   A nossa esperança está garantida – Hb 6.18 “Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;”

 

II – A JUSTIÇA DE DEUS.

Deus é fiel mas é justiça, e quando falo de justiça, sei que tem acusação, julgamento e sentença....

Seremos julgados pela palavra.

II Cor 5:10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.

At. 17:31 Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há-de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.

 

Ap 3:5: O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

 

No texto oficial Lemos em Rom 3:5 “E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem),”

 

Deus é justo, e sua balança é fiel.

Por causa da justiça de Deus, o mundo está condenado.

O que fazer para ser absorvido da justiça de Deus?

·   Humilhar – II Cro 7.14 “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”

·   Orar – II Cro 20.9 “Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti; pois teu nome está nesta casa; e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás. “

·    Voltar-se para Deus – Dt 30.1-3 “1 E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR, teu Deus; 2 e te converteres ao SENHOR, teu Deus, e deres ouvidos à sua voz conforme tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração e com toda a tua alma, 3 então, o SENHOR, teu Deus, te fará voltar do teu cativeiro, e se apiedará de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR, teu Deus.”

 

Pr. Manoel A Ribeiro

 

 
 
 

Versículo do dia

"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;"

Mateus 5:9