ADECIN - Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Cidade Nova

Culto online

PALAVRAS QUE EDIFICAM

Provèrbios 16.33
Pr. MANOEL RIBEIRO - É DEUS E NÃO A SORTE QUEM DECIDE

É DEUS E NÃO A SORTE QUEM DECIDE
(Medite nessa mensagem que ministrei na ADECIN)
 
Provérbios 16:33
“ A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a sua disposição.”
Muitas pessoas dão muita honra e glória para esta palavra chamada SORTE. Quantas vezes já ouvimos alguém dizer: “ Você teve uma sorte!!!..... Que sorte!!!.... Sortudo, hein!!! .” É importante que saibamos que a Igreja de Deus não é guiada pela sorte, mas pelo Espírito Santo de Deus.
Um dia uma cigana quis ler a minha mão, alegando que ia declarar a minha sorte. Eu lhe respondi: “ Não existe sorte na minha mão; agora, a mão do meu Deus está cheia de bênçãos para nos dar.”
 
 
I-O QUE TEM DE GENTE ATRÁS DA SORTE...
Há pessoas que diariamente lêem o horóscopo, para verem se terão um dia de sorte ou não.
Outras estão buscando a sorte nos jogos.
Outros usam simpatia para dar sorte: pé de coelho, ferradura na porta, imagem de elefante de costas para a porta da casa, etc...
Sair de costas do cemitério dá sorte...
Achar uma folha de trevo com 4 partes dá sorte.
Usar uma figa, dá sorte.
Usar galho de arruda dá sorte.
Acordar com o pé direito dá sorte...
 
 
II- É A AÇÃO DE DEUS, E NÃO A SORTE.
Ë Deus quem provê. Leia Gênesis 22: 12-14 “ Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único. Então levantou Abraão os seus olhos, e olhou ; e eis um carneiro detrás dele, travado pelas suas pontas num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar, o Senhor proverá; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.” Não diga: “ Puxa vida, Abraão, que sorte!!!”
Ë Deus quem exalta o homem. Leia Gênesis 41:42 “ E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de vestidos de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço.” Por favor, não diga que José é um homem de sorte.
O profeta Daniel sabia que era Deus. Atente para Daniel 2: 26-28 “ Respondeu o rei, e disse a Daniel ( cujo nome era Beltessazar ): Podes tu fazer-me saber o sonho que vi e a sua interpretação? Respondeu Daniel na presença do rei, e disse: O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem descobrir ao rei; Mas há um Deus nos céus, o qual revela os segredos;...”
É Deus quem cura, como fez com a mulher que tinha fluxo de sangue. Confirme a palavra em Marcos 5:25-29 “ E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue, e que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou no seu vestido. Porque dizia: Se tão somente tocar nos seus vestidos, sararei.”
Tem muita gente, mesmo entre os crentes atribuindo as vitórias à SORTE. Não se engane, é Deus quem lhe abençoa e dirige a sua vida.
 
 
III- É DEUS QUEM DECIDE
Maria, mãe de Jesus, deixou bem claro que quem decide é deus, e não a sorte. Confira em Lucas 1:38 “ Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.”
Nas bodas de Caná, Maria, mais uma vez, faz uma declaração de submissão. Leia João 2:5 “ Sua mãe disse aos serventes: fazei tudo quanto ele vos disser.”
Abraão foi abençoado, porque obedeceu. Hebreus 11:8 “ Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.”
José foi exaltado, porque Deus estava com ele. Gênesis 39:2 “ E o Senhor estava com José, e foi varão próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.”; Amós 3:3 “ Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” José estava de acordo com deus e deus com José.
Se você deixar Deus dirigir a sua vida, as coisas vão mudar. I Pedro 3:12-13 “ Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males. E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?”
Deus abençoe grandemente.
 
 
Pr Manoel Ribeiro
Servo do Senhor Jesus
 

 
 
 

Versículo do dia

"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;"

Mateus 5:9